Como comprar um imóvel com salário mínimo?
O sonho da casa própria é um desejo almejado por muitas famílias brasileiras. A segurança de morar em um lugar que é seu, além de anseio é também uma necessidade e um direito constitucional.
Tal qual o salário mínimo, definido pela constituição ( https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm), tendo seu valor definido por Medidas Provisórias (Medida Provisória nº 1.091/2021, de 30 de dezembro de 2021).
Ao contrário do senso comum, é de se esperar que o salário seja capaz de fazer cumprir um direito constitucional, como o de Moradia.
Para demonstrar isso, queremos compartilhar algumas informações importantes para os cidadãos no contexto da habitação.
Há programas habitacionais que visam atender, especificamente, a população com baixa renda, em especial aquela que vive com um salário mínimo.
Seguramente um dos programas mais famosos é o CDHU. Ele tem como configuração principal uma parcela acessível, além de inscrição franquiada a pessoas até determinado limite de renda, favorecendo os mais carentes.
Trata-se de um programa de habitação Estadual que financia, capta recursos e distribui estes imóveis com finalidade social.
O primeiro passo é se cadastrar no CDHU através do link abaixo:
http://servicocrmprod.cdhu.sp.gov.br/CDHU.Web.Inscricao/
A partir disso será conduzido pelo próprio sistema de cadastramento para dar andamento e quando for determinado pela CDHU receber um imóvel com parcelas abaixo do mercado.
Outro programa bastante conhecido é o COHAB. Ele é idealizado pela municipalidade e já conta com milhares de imóveis entregues, entre casas e apartamentos. Assim como a CDHU, a COHAB capta recursos, entretanto faz isso através da prefeitura de São Paulo para promover estas obras e atendendo seus cadastrados.
O primeiro passo é se cadastrar através do link:
https://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/default.aspx
Seguindo o passo a passo, seu nome ficará na lista para receber um imóvel com parcelas muito acessíveis.
Outro programa bastante conhecido é o Casa Verde e Amarela (Minha Casa Minha Vida), que financia imóveis com subsídio e juros bem abaixo daqueles praticados no mercado, no link abaixo poderá obter mais informações:
https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/habitacao/casa-verde-e-amarela
O grande diferencial do Casa Verde e Amarela é que ele paga uma parte do seu imóvel, além de garantir parcelas em uma faixa que seja alcançável pela sua renda, conforme imagem abaixo:
Para mais informações úteis, envie suas dúvidas para [email protected], assim poderemos buscar a informação que você precisa.
Fique atento ao nosso Blog, com atualizações queremos te nutrir de todas as informações úteis para a realização do seu Sonho.
Equipe JM Melo.
(11) 2731-1970